Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros5/6

5/6 | 2004
Recomposições políticas na África contemporânea

Changing Patterns of Politics
Sob a direcção de Franz-Wilhelm Heimer

De 25 a 27 de Setembro de 2002, o Centro de Estudos Africanos organizou no ISCTE, em nome do AEGIS - a rede europeia de estudos africanos - a primeira conferência temática desta rede: Changing Patterns of Politics in Africa.
O programa da conferência, que teve no total cerca de 200 participantes oriundos de 18 países europeus e africanos, dividiu-se nos blocos temáticos «Political Structures», «Social Actors in Politics»,«Social Thinking on Politics» e «Politics and the Economy».
O seu propósito foi o de promover um debate sobre as recomposições contemporâneas dos espaços políticos em África, num quadro propício ao diálogo entre o «olhar de dentro» de cientistas sociais africanos e de africanistas não africanos, entre abordagens de vária índole e sobre tudo um leque amplo de aspectos.
Os artigos reunidos neste número da revista Cadernos de Estudos Africanos retomam a parte do debate que maior destaque teve na conferência. trata-se de versões revistas - em função do próprio debate - da comunicação de enquadramento e de contribuições apresentadas nas partes sobre estruturas políticas e sobre o pensamento social sobre o político.
Partindo, no essencial, de perspectivas ancoradas nas disciplinas da antropologia social e cultural, da ciência política e da sociologia, o conjunto dos artigos reflecte bem o «estado a arte» na sua área de incidência.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search