Navegação – Mapa do site

Texto integral

  • 1 O projecto decorreu entre 2003 e 2006, no CEA/ISCTE, Lisboa, e foi financiado pela FCT – Fundação p (...)

1O presente número de Cadernos de Estudos Africanos reúne sobretudo tex­tos produzidos no âmbito de uma conferência internacional organizada em Dezembro de 2004 no ISCTE pelo Centro de Estudos Africanos deste instituto universitário. Intitulada «Política e Actores Sociais em África», esta conferência foi um dos produtos (e dinâmicas) de um projecto de pesquisa coordenado por Nelson Pestana no CEA-ISCTE sobre Regime Reform, Social Actors and Citizenship in Angola1.

2Os textos que se seguem são publicados com três anos de atraso. Questões de ordem logística estiveram na base de sucessivos adiamentos da sua publicação. No decurso destes três anos, ocorreram diferentes dinâmicas de mudança social nas realidades empíricas de aplicação dos estudos. Mas os estudos sobre as mes­mas realidades, feitos pelos respectivos investigadores, têm igualmente prosse­guido. A maioria destes estudos produziu, naturalmente, textos complementares ou mais elaborados sobre as mesmas problemáticas aqui tratadas. Contudo, as análises então produzidas mantêm a sua actualidade, tal como a utilidade dos instrumentos teóricos e metodológicos que propõem para o estudo do «político», em diferentes níveis e espaços de sua manifestação em África.

  • 2 Exceptuando o do texto de Vítor Alexandre Lourenço, todos os resumos dos textos desta edição do Cad (...)

3Entre os textos reunidos neste número2 destaca-se o do malogrado Professor Jean-François Médard, falecido prematuramente em Setembro de 2005. A afir­mação dos Estudos Africanos como matéria de interesse académico deve muito ao seu trabalho. A vastíssima obra do professor Médard – consagrada sobretudo a temas relacionados com as lógicas e o funcionamento dos Estados Africanos, ao «neo-patrimonialismo» e à corrupção em África – fazem dele uma referência definitivamente incontornável no estudo da África contemporânea.

4Entretanto, o presente Cadernos inclui igualmente outros textos que, sem te­rem sido apresentados na conferência acima aludida, analisam aspectos teóricos, conceptuais e temáticos que se articulam perfeitamente com aqueles que esti­veram no centro das atenções do projecto e da conferência em causa. Trata-se, portanto, de textos que se integram devidamente nas sensibilidades do projecto, particularmente na sua preocupação de apreender o «político» a partir das repre­sentações e práticas sociais de actores sociais específicos, tanto ao nível central como ao nível local. Por outro lado, os textos «extra-conferência» fornecem, em todos os casos, referências empíricas e históricas que, por efeito de comparação, realçam a contextualização ou a pertinência dos outros textos.

Topo da página

Notas

1 O projecto decorreu entre 2003 e 2006, no CEA/ISCTE, Lisboa, e foi financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, no âmbito do Programa de Financiamento Plurianual (projecto nº 1980).

2 Exceptuando o do texto de Vítor Alexandre Lourenço, todos os resumos dos textos desta edição do Cadernos são da responsabilidade do seu organizador.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

João Milando, « Nota Prévia », Cadernos de Estudos Africanos [Online], 13/14 | 2007, posto online no dia 03 Fevereiro 2012, consultado o 22 Novembro 2017. URL : http://cea.revues.org/496

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons
O trabalho Cadernos de Estudos Africanos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Topo da página