Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros13/14

13/14 | 2007
Dinâmicas Políticas, Cidadania, Actores Sociais em África

Sob a direcção de João Milando

O presente número de Cadernos de Estudos Africanos reúne sobretudo textos produzidos no âmbito de uma conferência internacional, organizada em Dezembro de 2004, no ISCTE, pelo Centro de Estudos Africanos deste instituto universitário. Intitulada «Política e Actores Sociais em África», esta conferência foi um dos produtos de um projecto de pesquisa realizado no CEA-ISCTE, sobre Regime Reform, Social Actors and Citizenship in Angola.
Entre os textos reunidos neste número destaca-se o do malogrado Professor Jean-François Médrad, falecido prematuramente em Setembro de 2005. A afirmação dos Estudos Africanos como matéria de interesse académico deve muito ao seu trabalho. A vastíssima obra do professor Médrad - consagrada sobretudo a temas relacionados com as lógicas e funcionamento dos Estudos Africanos, ao «neo-patrimonialismo» e à corrupção em África - fazem dele uma referência definitivamente incontornável no estudo da África contemporânea.
Entretanto, o presente Cadernos inclui igualmente outros textos que, sem terem sido apresentados na conferência acima iludida, analisam aspectos teóricos, conceptuais e temáticos que se articulam perfeitamente com aqueles que estiveram no centro das atenções do projecto e da conferência em causa.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search